segunda-feira, 16 de abril de 2012

Fibra óptica

Fibra óptica


Os cabos de fibra óptica são constituídos por um conjunto de revestimentos mais ou menos rígidos que têm como objectivo dar suporte mecânico e proteger várias fibras ópticas colocadas no seu interior. 

O raio de curvatura de um cabo de fibra óptica e as tensões de tracção a que pode ser sujeito são mais criticas do que acontece para os cabos de cobre. 

O conjunto de revestimentos existentes destina-se a reduzir os riscos de os limites máximos serem ultrapassados.



As fibras ópticas classificam-se de acordo com o seu diâmetro pois este vai influenciar fortemente as características que se consegue obter na transmissão de sinais luminosos. 

Nas fibras mais espessas o fenómeno da dispersão modal leva a que existam vários feixes de luz paralelos, causando sobreposição de sinal e afectando negativamente quer a taxa de transmissão máxima, quer o alcance máximo.




Vantagens:



Em virtude das suas características, as fibras ópticas apresentam muitas vantagens sobre os sistemas eléctricos:
§  Dimensões Reduzidas


§  Capacidade para transportar grandes quantidades de informação ( Dezenas de milhares de conversações num par de Fibra);


§  Atenuação muito baixa, que permite grandes espaçamentos entre repetidores, com distância entre repetidores superiores a algumas centenas de quilómetros.


§  Imunidade às interferências electromagnéticas;


§  Matéria-prima muito abundante;






Desvantagens:



§  Custo ainda elevado de compra e manutenção;


§  Fragilidade das fibras óticas sem encapsulamento;


§  Dificuldade de conexões das fibras ópticas;


§  Acopladores tipo T com perdas muito grandes;


§  Impossibilidade de alimentação remota de repetidores;


§  Falta de padronização dos componentes ópticos.



Aplicações:



      Uma característica importante que torna a fibra óptica indispensável em muitas aplicações é o facto de não ser susceptível à interferência electromagnética, pela razão de que não transmite pulsos eléctricos, como ocorre com outros meios de   transmissão que empregam os fios metálicos, como o cobre.

Podemos encontrar aplicações do uso de fibra 
óptica na medicina (endoscopia por exemplo) como também em telecomunicações (principalmente internet) em substituição aos fios de cobre.



Sem comentários:

Enviar um comentário