terça-feira, 10 de abril de 2012

Dispositivos de rede/Meios de transmição

Como funciona um HUB?


Vamos apresentar as principais especificações de um Hub.




O HUB (ou concentrador de rede) é um equipamento activo que funciona na camada 1 do modelo OSI (camada física) e tem como principal funcionalidade a interligação entre computadores de uma rede uma vez que possui várias portas RJ45 (ou ISO 8877) fêmea. 



Quando recebe informação numa determinada porta, o HUB transmite esse informação por todas as outras portas, excepto por aquela que recebeu essa informação (flood), criando assim um único domínio de colisão e diminuindo a performance. 





Os Hubs apenas permitem comunicações em simultâneo entre dois pontos, se tivermos um PC A ligado à porta 1 e outro PC B à porta 2, e estiverem a comunicar entre eles via HUB, se o PC C ligado à porta 3 pretender comunicar com o PC D ligado a porta 4 terá de esperar que termine a ligação entre o PC A e o PC B (a comunicação é estabelecida por fracções de tempo mediante o número de portas do HUB activas).






Para isso montei 4 PC’s e um único HUB. 
Os pc’s têm a seguinte configuração (todos têm a mesma máscara: 255.255.255.0 e não têm configurado qualquer gateway pois estão todos na mesma rede)

  • PC A – IP: 192.168.0.1
  • PC B – IP: 192.168.0.2
  • PC C – IP: 192.168.0.3
  • PC D – IP: 192.168.0.4


Para verificar como o HUB se comporta, realizamos um ping (recorrer ao protocolo CMD) entre o PC com o IP: 192.168.0.1 e PC com o IP 192.168.0.2.


O pacote vai partir do PC A (com o nome pplware), vai ao HUB e depois o HUB envia essa informação para todas as suas portas, excepto por aquela que recebeu. 




O PC vai responder a esse pedido já que a informação é para si, e todos os outros vão descartar essa informação. 




Quando a resposta ao pedido chega novamente ao HUB, ele vai fazer exactamente o mesmo enviar por todas as portas, excepto por aquela que recebeu.




Isto acontecerá sempre que haja uma transmissão entre duas máquinas.


Alguns administradores designam o HUB de um equipamento burro uma vez que este não consegue nem tem funcionalidades para guardar informação relativamente às máquinas que tem em cada porta, assim como acontece por exemplo nos switchs.


Os Hubs estão em desuso há já algum tempo, no entanto ainda se podem encontrar em algumas grandes superfícies comerciais, e são por norma baratos.

Sem comentários:

Enviar um comentário