Um endereço IP é formado por 32 bits que é o mesmo que dizermos que possui quatro números representados na forma decimal (ex: 192.168.0.1).
Uma parte desse endereço (bits mais significativos) indicam-nos a rede e a outra parte (bits menos significativos) indicam-nos qual a máquina dentro da rede.
Uma parte desse endereço (bits mais significativos) indicam-nos a rede e a outra parte (bits menos significativos) indicam-nos qual a máquina dentro da rede.
Com o objectivo de serem possíveis redes de diferentes dimensões, foram definidas cinco diferentes classes de endereços IP (Classes: A, B, C, D e E).
O espaço de endereçamento IP foi dividido por estruturas de tamanho fixo designadas de “classes de endereço”.
As principais são a classe A, classe B e classe C.
Com base nos primeiros bits (prefixo) de um endereço IP, conseguimos facilmente determinar qual a classe pertencente de determinado endereço IP.
De forma a resumir a informação relativamente às classes de redes IP.
Analisando as três principais classes (A, B e C) podemos verificar o seguinte:
A classe A possui um conjunto de endereços que vão desde o 0 até 127.0.0.0, onde o primeiro número de um endereço IP identifica a rede e os restantes 3 números ( 24 bits) irão identificar um determinado host nessa rede.
- Exemplo de um endereço Classe A – 120.2.1.0
A classe B possui um conjunto de endereços que vão desde o 128.0.0.0 até 191.255.0.0, onde os dois primeiros número de um endereço IP identificam a rede e os restantes 2 números ( 16 bits) irão identificar um determinado host nessa rede.
- Exemplo de um endereço Classe B – 152.13.4.0
A classe C possui um conjunto de endereços que vão desde o 192.0.0.0 até 223.255.255.0, onde os três primeiros números (24 bits N.N.N.H) de um endereço IP identificam a rede e o restante números ( 8 bits) irão identificar um determinado host nessa rede.
- Exemplo de um endereço Classe C – 192.168.10.0
Sem comentários:
Enviar um comentário