segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Tem a bateria inchada?

O seu dispositivo liga e desliga. Abre a parte de traz do telemóvel e verifica que está visivelmente “inchada”, como se estivesse prestes a rebentar. 
Como proceder?
Será perigoso?
Porque é que aconteceu… deverá substituí-la?

A causa poderá ser uma de muitas possíveis condições adversas de calor, humidade, fabrico e até a forma como esta é carregada. Saiba mais acerca deste fenómeno e como proceder nessas situações.

Há algum tempo atrás decidi recuperar um velhinho Samsung para lhe instalar uma custom ROM(sistema operativo não oficial). Liguei-o mas a meio do boot (ecrã de início) este desligava-se. 
Senti uma ligeira lomba na parte de traz do telemóvel. Retirei-a e deparei-me com uma bateria com o dobro da grossura, como se estivesse prestes a explodir.



O estado em que encontrei a bateria de um Samsung 



Porque é que as baterias incham?


Segundo a National Fire Protection Association, “uma bateria inchada pode ser fruto de um aumento da pressão interna no interior das células da bateria. O inchaço pode ser causado por uma variedade de reacções químicas adversas tais como: excesso de carga, armazenamento a temperaturas não ideais e intrusão de fluidos”
Já a Battery University indica esta como uma das principais desvantagens das células pouch, frequentemente utilizadas nos smartphones. O inchaço pode ocorrer devido à geração de gásA pressão causada pelo inchar da bateria pode rachar a sua cobertura e até quebrar o ecrã ou o circuito electrónico.
Os fabricantes afirmam que as células inchadas são seguras e, embora seja verdade, nunca se deve “furar” ou “picar” a bateria, podendo mesmo resultar na sua ignição ou explosão. Para prevenir esta situação os fabricantes costumam criar um espaço adicional fora da célula, o chamado “saco de gás”. Durante a primeira carga da bateria, os gases escapam para este saco que depois é deitado fora, tudo isto durante o processo de acabamento da bateria.
O site The Tech Corner acabou por resumir as 3 principais causas para o inchar de uma bateria.
1. Carregamento excessivo – Não deverá ser um problema se utilizar sempre o carregador oficial que veio com o equipamento, mas por vezes até os próprios carregadores se avariam, resultando no carregamento excessivo da bateria. E também não existe nenhuma boa razão para deixar os dispositivos infinitamente ligados ao carregador, quando estes já estão carregados.

2. Aquecimento – Se a temperatura da bateria aumenta demasiado (devido ao carregamento ou rápido descarregamento durante a sua utilização), poderá afectar negativamente a química da bateria, resultando no inchaço da mesma.

3. Fabrico defeituoso – Neste caso, não há nada que possa fazer, dado que o problema reside no próprio processo de fabrico. As baterias mal construídas darão problemas mais cedo ou mais tarde. Por exemplo, baterias de “marca branca”, não oficiais, não têm qualquer garantia da qualidade do seu processo de fabrico.



O que fazer se uma bateria inchar?


Substitua-a imediatamente! Não se deve brincar com uma bateria inchada – é muito inseguro, dado que poderá rebentar e destruir o equipamento electrónico, e até mesmo explodir e causar um fogo. Nem se deve carregar novamente uma bateria inchada, ainda potencia mais o seu rebentamento.

Uma bateria inchada não pode ser “arranjada”, apesar de haver pela web um conjunto de guias acerca de como o fazer.
Quando substituir a bateria, escolha o fabricante oficial em vez de marcas genéricas. O mesmo é válido para o carregador. Um bateria danificada deverá ser colocada no Pilhão, de acordo com o site oficial do Eco pilhas. Pode encontrar o Pilhão tipicamente próximo dos restantes contentores de reciclagem ou mesmo em alguns estabelecimentos comerciais, por exemplo, de tecnologia.

Sem comentários:

Enviar um comentário