Sabe o
que é a tecnologia VoIP (Voz sobre IP)?
O momento é de crise e as palavras de ordem são “redução de
custos”! Nesse sentido, as tecnologias actualmente disponíveis podem ajudar a
poupar uns trocos e a tecnologia VoIP (Voz sobre IP também designada de Voz
sobre Internet) é sem dúvida uma boa aposta. Exemplo do sucesso da
aplicação desta tecnologia é o projecto VoIP nas Universidades e Politécnicos,
onde foi possível reduzir em cerca de 20% nos custos anuais com comunicações.
Antes era assim…
Mas afinal o que é a tecnologia VoIP?
Na década de 1990, foram desenvolvidos alguns mecanismos que
permitiam colocar sobre as redes de dados (ex. Internet) tráfego multimédia.
Desta forma, era possível transportar sinais analógicos devidamente
digitalizados.
O VoIP - voz sobre Internet é uma tecnologia que
permite ao utilizador estabelecer chamadas telefónicas através de uma rede de
dados (ex. Internet).
Não sendo nova, esta tecnologia tem vindo a atingir um
estado de maturidade e qualidade que permite a sua aplicação em ambientes de
produção através da interligação com os sistemas telefónicos convencionais. De
igual forma, a oferta de equipamentos e serviços de operadoras tem vindo a
crescer exponencialmente.
Principais Vantagens do VoIP?
- Custos
mais baixos por chamada/possibilidade da escolha de serviços de voz
- Custos
mais baixos a nível de infra-estruturas e respectiva manutenção
- Integração
de serviços e possibilidade de implementar novos serviços
- VoiceMail
integrado com email;
- Call
Conference
- Interligação
com sistemas de Messaging
- Monitorização
e gestão de chamadas
- Mobilidade,
Flexibilidade
É possível montar um servidor VoIP em casa/escritório?
Sim, neste momento existem muitas soluções no mercado.
Para quem pretender testar esta tecnologias, aconselhemos a darem uma vista de
olhos nos projectos Elastix e TrixBox que são totalmente
gratuitos e permitem montar autênticas centrais telefónicas digitais.
VoIP não é sinónimo de chamadas gratuitas. O que
normalmente acontece, é que os preços das chamadas são por norma inferiores e
em algumas situações as chamadas são efectivamente gratuitas. Assim, o VoIP
pode conduzir a uma redução de custos, não se tratando de uma solução custo
zero.
Sem comentários:
Enviar um comentário