sexta-feira, 13 de julho de 2012

Sabe o que é um bastidor de rede?


Sabe o que é um bastidor de rede?


Hoje deixamos de lado a análise de equipamentos activos da rede (ex, switch, hub, router) e vamos tentar explicar o que é e para que serve um bastidor (também designado de distribuidor ou armário repetidores).






Um bastidor de rede é um armário que alberga por norma todo o material associado à rede local do edifício e ainda o equipamento destinado às comunicações com o exterior. Existem bastidores de chão e de parede.



De uma forma geral, os bastidores são construídos em chapa de alumínio ou aço, com pintura ou tratamento anti-corrosivo e de montagem rack com 19” de largura (483 mm). Podem dispor ou não de uma porta frontal e painéis laterais. A dimensão em termos de altura varia das necessidades, sendo que a altura é normalmente especificada em unidades rack (unidade U, correspondendo cada unidade a 44,55 mm).



Os bastidores permitem a instalação de painéis de distribuição de cablagem de cobre e fibra,  guias de patching (passa cabos), painéis passivos com conectores ISO 8877 (vulgo RJ45) fêmea destinados à ligação de cabos UTP, kits de ventilação, régua de tomadas monofásicas, do tipo Schucko de montagem em rack e com disjuntor de protecção,UPS, etc. Num próximo artigo abordaremos cada uma destes acessórios para bastidores. Mais informação, aconselhamos a darem uma vista de olhos no seguinte livro.




Sabe o que é a tecnologia VoIP (Voz sobre IP)?

Sabe o que é a tecnologia VoIP (Voz sobre IP)?

O momento é de crise e as palavras de ordem são “redução de custos”! Nesse sentido, as tecnologias actualmente disponíveis podem ajudar a poupar uns trocos e a tecnologia VoIP (Voz sobre IP também designada de Voz sobre Internet) é sem dúvida uma boa aposta. Exemplo do sucesso da aplicação desta tecnologia é o projecto VoIP nas Universidades e Politécnicos, onde foi possível reduzir em cerca de 20% nos custos anuais com comunicações.




Antes era assim…



Mas afinal o que é a tecnologia VoIP?

Na década de 1990, foram desenvolvidos alguns mecanismos que permitiam colocar sobre as redes de dados (ex. Internet) tráfego multimédia. Desta forma, era possível transportar  sinais analógicos  devidamente digitalizados.


O VoIP -  voz sobre Internet é uma tecnologia que permite ao utilizador estabelecer chamadas telefónicas através de uma rede de dados (ex. Internet).
Não sendo nova, esta tecnologia tem vindo a atingir um estado de maturidade e qualidade que permite a sua aplicação em ambientes de produção através da interligação com os sistemas telefónicos convencionais. De igual forma, a oferta de equipamentos e serviços de operadoras tem vindo a crescer exponencialmente.


Principais Vantagens do VoIP?

  • Custos mais baixos por chamada/possibilidade da escolha de serviços de voz
  • Custos mais baixos a nível de infra-estruturas e respectiva manutenção
  • Integração de serviços e possibilidade de implementar novos serviços
    • VoiceMail integrado com email;
    • Call Conference
    • Interligação com sistemas de Messaging
    • Monitorização e gestão de chamadas
  • Mobilidade, Flexibilidade
É possível montar um servidor VoIP em casa/escritório?

Sim, neste momento existem muitas soluções no mercado. Para quem pretender testar esta tecnologias, aconselhemos a darem uma vista de olhos nos projectos Elastix e TrixBox que são totalmente gratuitos e permitem montar autênticas centrais telefónicas digitais.

VoIP não é sinónimo de chamadas gratuitas. O que normalmente acontece, é que os preços das chamadas são por norma inferiores e em algumas situações as chamadas são efectivamente gratuitas. Assim, o VoIP pode conduzir a uma redução de custos, não se tratando de uma solução custo zero.




Sabe para que serve um serviço LDAP?


Sabe para que serve um serviço LDAP?

É fácil de imaginar que numa rede de dados são muitos os serviços que dão suporte a toda a infra-estrutura. Um dos serviços mais importantes e que serve de suporte a outros é o LDAP (Lightweight Directory Access Protocol). Mas quais as funcionalidades que este serviço permite?



Considere por exemplo uma rede de uma empresa.

Já imaginou onde são guardadas as informações relativamente aos utilizadores (Nome, username, password, informações sobre a conta, etc) grupos de utilizadores, informações das máquinas entre outras informações?

Numa rede bem estruturada, existe normalmente um serviço LDAP que mantém toda essa informação e ainda permite a autenticação de utilizadores.



A informação encontra-se organizada de forma hierárquica e centralizada, tal como uma agenda telefónica, o que facilita a gestão da mesma por parte de qualquer Administrador e o acesso por parte de outros serviços (ex.FreeRadius).

Para a implementação de um serviço de LDAP existem algumas alternativas sendo que as mais conhecidas são o Active Directory do Windows e o OpenLDAP para sistemas Linux.